Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

domingo, 14 de julho de 2013

Quanto pode suar uma pessoa?

O tema deste post não poderia estar mais de acordo com esta época do ano...
Numa altura em que tantos querem aproveitar o Sol e o calor, não deixamos de ouvir exclamações como "está tanto calor!"…


Então, quanto pode suar uma pessoa?

Antes de entrarmos em colapso térmico podemos expelir bastante líquido com a ajuda das cerca de três milhões de glândulas sudoríferas que regulam a temperatura do organismo.
A quantidade de suor "perdido" e o tempo que demoramos a perder a mesma quantidade de suor em relação a outra pessoa depende de fatores como: forma física, género e idade.
Em média, um adulto que faça um esforço intenso produz entre 0,7 a 1,5 litros de suor por hora. As pessoas mais ativas libertam até 1,8 litros e os atletas de triatlo (modalidade que combina natação, ciclismo e corrida) chegam a expelir 4 litros a cada 60 minutos. Segundo alguns estudos, o ritmo de produçao de suor diminui quando o organismo perdeu entre 3 a 5 por cento do seu peso.
Por outro lado, os fisiólogos também demonstraram que nunca deixamos de transpirar, independentemente do grau de desidratação: enquanto o hipotálamo (região do cérebro) continuar a enviar às glândulas sudoríferas a ordem para suar. Se deixasse de fazê-lo - pelo improvável esgotamento das reservas hídricas - a nossa temperatura interna aumentaria, ao ponto de causar lesões nos tecidos. Nessa altura, as bactérias intestinais invadiriam a corrente sanguínea e morreríamos.


Por isso não se esqueça: HIDRATE-SE!!! Não espere que a sensação de sede "chegue", vá-se hidratando ao longo do dia. Aumente a ingestão de líquidos durante esta época de maior calor.

Adaptado da revista Super interessante, Edição especial 2013/2014, páginas 14 e 15

sábado, 11 de maio de 2013

Não somos plantas mas também precisamos de SOL!

Olá! 3 anos e meio depois do último post e estou de volta!


Apesar de não sermos plantas e não precisarmos de luz para realizar a fotossíntese, o sol dá-nos vida.

5 minutos de exposição solar por dia são suficientes para dar energia.

A luz do sol provoca a secreção natural da melatonina (hormona que regula os ciclos do sono) e serotonina (neurotransmissor que, entre outras funções, favorece o bom humor). Também aumenta os níveis de testosterona, facilitando um aumento da massa muscular e estimula a produção natural de vitamina D na pele (essencial para um normal desenvolvimento/manutenção óssea, entre outras funções).

Como já sabemos que tudo o que é em demasia faz mal... não abuse, pois o sol em excesso "queima", provoca cansaço e acaba com esta energia saudável...
Já para não falar que sol em excesso e a "más horas" pode provocar grandes danos na nossa saúde. Por isso devemos ter sempre em atenção as recomendações da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo...


 
 
E nunca esquecer que a HIDRATAÇÃO ao longo do dia É ESSENCIAL!
 
 
 
 
Fontes: SportLife Mulher nº8 de 2012; http://www.apcancrocutaneo.pt/