Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os Vegetais de A a Z - Tomate


O Poder do Tomate




- O tomate é rico em licopeno (substância carotenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, melancia, entre outros alimentos).

Esta substância é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e catarata e, ainda protege contra os vários tipos de cancro do tracto gastrointestinal - o consumo de tomate está associado à redução de 50% das chances de se desenvolver cancro da próstata.


- Devido à acção antioxidante, o licopeno garante ainda que o LDL (mau colesterol) seja oxidado pelos radicais livres, levando à diminuição de problemas cardíacos tais como derrame e enfarte.




- O tomate também é antitóxico e laxante, ajudando o organismo a combater infecções.


- Contém vários nutrientes permitindo o fortalecimento do sistema imunológico (rico em potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, vitaminas A e C, fibras alimentares e magnésio).


- Tem o poder de estimular a secreção gástrica (produção de suco gástrico que ocorre quando o alimento está no estômago e precisa ser digerido).


- Com uma acção depurativa do sangue (desintoxicação), cujo pH é alcalinizado, o que favorece a desintoxicação do organismo, também controla a viscosidade do sangue e evita a instalação de vírus, micróbios e bactérias.





Fonte: Revista VidaNatural

Sem comentários: