"Cocktail" de Saúde - PAPAIA
A papaia fornece duas vezes mais quantidade de vitamina C e um terço da vitamina A de que necessitamos diariamente.
A papaia contém a enzima papaína que ajuda à digestão.
Esta fruta também é rica em pectinas e carotenos. Possuindo ainda cálcio, fósforo e potássio.
Devido à quantidade elevada de pectina, a papaia utiliza-se na produção de geleias.
Se juntarmos a completa bateria de pigmentos com propriedades anti-oxidantes e a vitamina C, a papaia transforma-se num autêntico “cocktail” de saúde.
Tudo isto, por umas meras 35 Kcal por 100 g (com polpa descascada) e praticamente sem gordura.
As papaias são particularmente boas para as crianças, uma vez que proporcionam batidos de óptimo sabor. Corte o fruto ao meio, retire as sementes e coloque a polpa num liquidificador; junte um iogurte e uma chávena de leite, e bata até ficar cremoso.
Embora se encontre facilmente papaia enlatada, esta não é tão boa quanto a fresca, uma vez que a maior parte da vitamina C e mais de metade do betacaroteno se perdem durante o processamento.
Até as sementes deste notável fruto são úteis: da próxima vez que comer papaia, experimente guardá-las e adicioná-las a azeite, vinagre ou pickles, para obter um condimento de sabor único.
Numa rota menos culinária, as folhas podem também ser utilizadas pela medicina tradicional para ajudar à cicatrização de feridas, e no tratamento de úlceras nas pernas e furúnculos.
Anteriormente, na América do Sul, os médicos dos Maias utilizavam o látex pegajoso, o sumo e a polpa dos frutos, como medicamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário