Será que todos os ditados apresentam um fundo de verdade?!
Aqui damos alguns exemplos:
"Quem come e não conta, errada lhe vai a conta"
Verdadeiro!
STOP ao excesso alimentar, cujas consequências mais visíveis é a obesidade. Hoje , na nossa sociedade, come-se não necessariamente por termos fome, mas porque são horas do pequeno almoço, almoço ou jantar...
Na maior parte dos casos, o simples facto do alimento ser apresentado de maneira atraente, e logo quando entra na boca, provoca no nosso organismo um fenómeno reflexo independente da nossa vontade, que faz activar os primeiros mecanismos da digestão: as glândulas salivares entram em actividade.
Tudo isto parece correcto. Porém, como já várias vezes foi dito, a absorção dos alimentos tem como finalidade produzir calor e energia, que irão estimular o crescimento e activar-nos para a vida diária. Por outras palavras: a absorção dos alimentos deveria, sempre que possível, corresponder às necessidades energéticas detectadas pelo nosso organismo.
"É preciso beber dois litros de água por dia"
As pessoas necessitam de substituir a perda de líquidos que se produz pela respiração, urina e sudação diárias, mas isso não soma necessariamente 1,90 litros de água.
Além disso não é necessário andar com uma garrafa de água na mão, pois embora a maioria das pessoas não se dê conta, também se obtêm líquidos de outras fontes alimentares, tais como fruta e vegetais.
Ao contrário do que muitos pensam, água em excesso pode tornar-se perigoso, porque pode provocar um desequilíbrio de sódio no corpo, uma condição chamada hiponatremia.
"Peixe não puxa carroça"
Falso!
Na realidade, o peixe fornece tantas proteínas como a carne, apenas é digerido mais rapidamente pelo nosso organismo.
Por isso, dependendo das quantidades ingeridas, não fiquem surpreendidos se, após a refeição constituida por peixe, sentirem uma sensação de fraqueza mais rapidamente do que após a ingestão de carne.
"Quem ceia e logo se vai deitar, má noite vai passar"
Verdadeiro!
Devemos comer até pelo menos 3 horas antes de nos deitarmos.
Enquanto dormimos o nosso corpo repousa e também desintoxica.
Ora, se fizermos uma refeição pesada, pouco antes de irmos para a cama, o nosso organismo, em vez de repousar, vai estar "direccionado" para a digestão, impedindo-nos de passar uma boa noite de sono.
"An apple a day keeps the doctor away"
Verdadeiro!
A maçã é uma excelente fruta para a promoção e manutenção da nossa saúde, pela sua riqueza em vitaminas, sais minerais, fibras, água e fitonutrientes, e pela sua escassez em gordura saturada, colesterol, sódio e calorias.
Frutos ricos em fibras promovem a saciedade, devido à espécie de gel que formam no estômago, prevenindo a ingestão exagerada de alimentos, ajudando a manter um peso saudável.
Grande parte da fibra e muitos dos fitonutrientes encontram-se na casca da maçã.
Hoje em dia, os erros alimentares são uma das mais importantes causas do aumento das doenças crónicas.
As doenças cardiovasculares são mesmo a principal causa de morte em Portugal.
O Consumo adequado de fruta e hortículas ajuda a prevenir este tipo de doenças, por isso é tão importante a recomendação da OMS de consumir 3 a 5 peças de fruta por dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário