Alfarroba - mais saudável que chocolate
Com sabor adocicado e baixo teor em gordura, esta leguminosa não possui glúten na sua composição e tem uma concentração elevada de fibras.
Nativa da costa do Mediterrâneo, o fruto da alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) demora um ano a amadurecer. Mesmo em locais de clima seco e solo pobre, a árvore selvagem cresce e gera vagens de polpa doce e rica em nutrientes.
Porquê optar por alfarroba em detrimento do cacau?
- A alfarroba contém uma alta quantidade de fibras naturais que protegem a membrana mucosa do intestino, reduzindo a incidência de diarreias, desordens nutricionais e até úlceras.
- Por outro lado, é um bom protector do coração, uma vez que o elevado teor em fibras solúveis permite reduzir a assimilação do excesso de colesterol consumido.
- A alfarroba apenas possui 0.7% de gordura, enquanto que o cacau apresenta 23%.
- A ausência de glúten é ainda outra vantagem, visto que permite o consumo de alfarroba por celíacos (indivíduos intolerantes ao glúten).
- Estudos relevam que a leguminosa contém agentes anti-cancerígenos - esta características está associada ao teor de polifenóis, compostos antioxidantes que podem inibir a proliferação de células tumorais.
Embora a quantidade de açúcar (sacarose, frutose e glicose) da alfarroba seja superior (entre 38 a 45%) à do cacau (somente 5%), esta não possui estimulantes como a cafeína ou qualquer tipo de substância alergénica, como a teobromina que está presente no cacau.
No entanto, não espere que produtos preparados com alfarroba possuam o mesmo sabor que outros nos quais foi utilizado cacau...
Mas seria uma pena não aproveitar para degustar o sabor da alfarroba, ainda por cima, tendo em conta o seu conteúdo nutricional!
2 comentários:
Bom conselho!
Ja provei e gosto.
Um sabor diferente mas mt interessante...
Desconhecia as suas fantasticas qualidades.
Oi!
Há algum tempo já conheço a alfarroba. Não sei se é correto imaginarmos que é uma substituição ao chocolate porque, como bem colocas, não tem o mesmo sabor. Mas, realmente: o sabor é bem interessante. É diferente! E bem bom. Claro que para os chocólatras a diferença é gigantesca, mas se considerarmos os benefícios da alfarroba, bom, temos aí uma nova opção de alimento e sabor!
Gostei do teu blogue e estou adicionando-o aos meus favoritos!
Abraços.
Enviar um comentário