Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

Como em tudo na vida, na nutrição não devemos ser...

sábado, 26 de abril de 2008

Micróbios Intestinais


Bactérias: Responsáveis pelos quilos a mais?


Os genes não são os únicos responsáveis por engordarmos...




A obesidade depende de muitos factores e é difícil afirmar que tem apenas uma causa. Assim, cientistas do mundo todo têm trabalhado na busca das suas causas.


Recentemente pesquisadores da Universidade Washington em Saint Louis dos Estados Unidos da América, analisaram os tipos de bactérias mais comuns (como as firmicutes) existentes no intestino dos seres humanos.

As firmicutes, segundo eles, conseguem converter hidratos de carbono complexos em açúcares simples como a glicose. Facto este que as demais bactérias não conseguem.

Assim, se no intestino de uma pessoa existir maior número de firmicutes, maior será o armazenamento de glicose e consequentemente, aumenta a gordura corporal.

Com as bactérias agora encontradas, aquilo que seria eliminado por não ter sido decomposto, ainda se converte em gordura.

Mas o intestino do ser humano possui um grande número de bactérias, pois estas ajudam na digestão dos alimentos e até combatem as que são patogénicas (que causam doenças intestinais).

Por enquanto não se podem erradicar tais bactérias do intestino. Pode ser que daqui alguns anos haja um medicamento que as elimine. Mesmo assim não sabemos o que poderá acontecer nesses casos.

No momento o que se pode fazer é evitar alimentos muito calóricos, comer pouco e várias vezes ao dia, beber água simples em abundância ao longo do dia e fazer exercício físico.
Fonte: Revista Prevenir

Sem comentários: