Controla a acidez do sangue, previne gripes, combate diabetes
O ácido cítrico, elemento responsável pelo gosto azedo deste fruto, actua como uma espécie de detergente, que dissolve as toxinas que invadem o corpo e controla os níveis de pH sanguíneo, alcalinizando o sangue.
Esqueça o mito que o limão é um inimigo do estômago. Estudos revelam que, ao ser ingerido, o limão deixa de apresentar propriedade ácida pois, na verdade, estimula a produção de carbonatos e bicarbonatos orgânicos -chamados sais alcalinos - que neutralizam a acidez do sangue e demais líquidos corporais.
Vitaminas C e P
Rico em vitamina C que é um dos mais prestigiados antioxidantes naturais.
A vitamina C contida nesta fruta inibe a oxidação do LDL (mau colesterol) e impede que ele provoque doenças cardiovasculares.
A vitamina P, representada por um grupo de substâncias antioxidantes chamadas bioflavonóides, também está presente neste fruto. Esta vitamina funciona em sinergia com a vitamina C, isto é, potencializa a sua absorção e acção no organismo. (As principais fontes de vitamina P estão na entrecasca e película que envolve os gomos).
Casca de limão
Na casca do limão está presente outra substância vantajosa, o d-limoneno. Vários estudos têm apontado a actuação desta substância como princípio activo contra diversos tipos de cancro, pois esta estará envolvida na manutenção do ciclo saudável das células.
Previne o aparecimento de pedras nos rins
As famosas pedras nos rins são compostas por sais minerais e outras substâncias, como o ácido úrico. O limão apresenta propriedades adstringentes que auxiliam na dissolução de aglomerados de cristais.
Adeus envelhecimento precoce
A vitamina C melhora a parede dos vasos sanguíneos, torna a pele mais irrigada e oxigenada (previne aparecimento de varizes e celulite), participa na produção de colagéneo - proteína presente no tecido conjntivo - e afasta o aparecimento de marcas de expressão.
Bioflavonóides
Têm propriedades antialérgicas, antiinflamatórias, antibacterianas, antivirais e antioxidantes.
NOTA:
Outras frutas cítricas, como a laranja e a tangerina, apresentam quantidades de ácido cítrico até dez vezes inferiores.
Qual a forma mais saudável de o consumir?
Nela, todas as partes do limão são aproveitadas.
A bebida deve ser ingerida logo após a preparação, de preferência sem açúcar, para que não sejam alteradas as características terapêuticas.
Como o sabor é muito forte, a dica é consumi-lo misturado com sumos de outras frutas.
Fonte: Revista vidanatural
Sem comentários:
Enviar um comentário