Cozinhar no wok
Utilizado pelos chineses e japoneses há muitos séculos, o wok é uma panela que permite saltear, fritar, cozinhar a vapor e refogar de forma saudável.
É preciso ter em atenção que se deve aquecer o wok antes de lhe juntar o óleo ou azeite, até a superfície aquecer e deitar fumo. Espere que o óleo aqueça antes de juntar os ingredientes, (estes devem espalhar-se pelas paredes e não deixar que se acumulem no fundo).
Um dos pontos fortes para a utilização do wok é que, ao utilizar uma quantidade reduzida de azeite ou óleo, os ingredientes adquirem menos gordura do que se forem preparados de outra forma.
O seu fundo redondo é também responsável de que o calor se reparta de forma uniforme por toda a superfície, adquirindo assim a mesma temperatura, permitindo que todos os alimentos cozinhem ao mesmo tempo. Por esse motivo e pela força que se deve de dar ao fogão, é que os alimentos cozinham num menor tempo do que é habitual.
É aconselhável ter já preparados os restantes ingredientes que se querem adicionar e os molhos, uma vez que todo o processo é muito rápido e se não tiver tudo à mão, corre o risco de se queimar.
Quando acabar de cozinhar, volta-se a limpar com água e engordura-se toda a superfície do wok, para evitar que oxide. Com estas simples dicas, o wok conservar-se-á e assim desfrutará de saborosos pratos por muito tempo.
Já alguma vez experimentou cozinhar num wok?
Considera que é mais rápido do que cozinhar num tacho normal?
Dê-nos a sua opinião!
1 comentário:
Eu tenho uma wok e sem dúvida que é mais rápido do que cozinhar com um tacho normal. A primeira vez que a utilizei não sabia e fiquei muito admirada!
Por outro lado, os alimentos ficam mais saborosos! :)
Enviar um comentário